Fale conoscoReceba nosso e-news letterReportagens sobre mosaicoFhashes de mosaicos em viagensEventos e novidadesEntrevistas, ambientes, mosaicosMosaicos e seus autoresFatos Interessantes
   


















 

 

 

MOSAICAHOLIC
Mosaico e arte em ferro: casamento perfeito

 





Ele é artista na arte em ferro e em cortes precisos em madeira . Ela, formada em Desenho Industrial, transferiu para o mosaico a criatividade das linhas e formas que valorizam a arte musiva. Fernanda Czelujinski e Fernando Varella têm na vida profissional uma parceria, que em 2005, resultou no Ateliê FFee’s Arte, um lugar onde se produz, aprende-se e trocam-se ideias a respeito de acabamentos e projetos em mosaico, madeira e ferro.

 

   

 

 

A arte musiva chamou a atenção de Fernanda durante um passeio pela Feira do Largo da Ordem, em Curitiba. Interessada, passou a estudar o assunto e dois anos após iniciou o aprendizado da arte que, de hobby, virou profissão. Na empresa, onde atuava na área de comunicação visual, a mosaicista conheceu Fernando e passou, nas horas vagas, a ensinar a ele o caminho das tesselas. Na vida pessoal, a história resultou em Raul , com 6 anos e o bebê Kadu. O mais velho já decidiu. Quer ser ceramista. E não há quem duvide. Os dois praticamente nasceram no Ateliê e observam atentamente tudo o que os pais, artistas que são, têm a ensinar.

O Ateliê FFee’s Arte inicia 2010 com a intenção de focar, além das aulas de mosaico, em projetos artísticos e arquitetônicos. A empresa está sendo reformulada. Para atender a área arquitetônica, listelos em mosaico são produzidos para decorar projetos especiais com exclusividade. Outra novidade é a aquisição de um forno de alta temperatura para o curso de tesselas em cerâmica que terá Fernanda como orientadora. Aulas de mosaico, no período da noite, ficam por conta de Fernando Varella o que permite a flexibilidade de horários para os amantes da arte. Mas a grande mudança, segundo ambos, é que a execução de mosaicos utilitários deixa, este ano, de ocupar o primeiro plano da empresa. “O Ateliê concentrará suas energias em projetos maiores. A nova postura garantirá tanto a nossa satisfação como a dos clientes.

 

 

 

   


É gratificante trabalhar em grandes produções”, diz Fernanda, que em 2009, ao lado de Fernando, Sandra Brandão e de outros mosaicistas, executou em mosaico o desenho doado por Maurício de Souza para a AFECE – Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial. “Trabalhos como esse mostram o caminho que queremos seguir”, completa Fernando, citando ainda o painel desenhado por Ademir Paixão para o Centro de Criatividade de Curitiba elaborado com a colaboração do Ateliê FFee’s Arte e um trabalho floral, orgulho do ateliê, feito em parceria com Sandra Brandão, que agora estampa o muro de uma residência no bairro Batel.


     


 

Além de projetos ousados, o Ateliê capitaneou, em 2009, a organização da exposição Mosaico Curitibano que reuniu
57 mosaicistas, de vários estados, no Jardim Botânico.

Neste 2010 já está confirmada uma nova etapa para o mês
de novembro. “Queremos superar o número de participantes e, como temos a data com bastante antecedência, esperamos receber grandes trabalhos e ampliar ainda
mais o sucesso da mostra”, conclui Fernanda.

 

 
 
 
Fotos: Fábio Floriano e acervo Ffee´s Arte

     
  LEIA TAMBÉM:

 
  Mosaicaholic: Mosaicista restaura obra de Franco Giglio  

Mosaicaholic: O perfume dos mosaicos

Mosaicaholic: Mosaicista faz releitura de obras de artistas paranaenses
Mosaicaholic: Depósito do Mosaico prepara Exposição 2009 no Memorial de Curitiba


   
     
 
 
Home I Expediente I Anuncie